Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Confira: nova diretoria, os trabalhos de destaque e CIB

Publicado em:
15 de março de 2019

O último dia do XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso (14/03) foi agitado e cheio de novidades. Foram mais de 350 participantes no evento que foi promovido dos dias 12 a 14 de março no Hotel Fazenda Mato Grosso. Confira as fotos clicando aqui.

Primeiro foi realizada a Assembleia Geral do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado (Cosems/MT) em que os Apoiadores e a Equipe Técnica do Cosems, aproveitando o momento, fizeram uma homenagem para então presidente Silvia Regina Cremonez Sirena e sua equipe.

Na Assembleia foram discutidas as pautas: aprovação da prestação de contas/relatório anual de gestão do Cosems/MT 2018; aprovação da programação anual Cosems/MT 2018; eleição e posse da nova diretoria para o biênio 2019/2021. A equipe eleita por aclamação faz parte da chapa Unidos Seremos Mais Fortes!

Foram eleitos para a diretoria: Presidente: Marco Antonio Norberto Felipe (Tapurah); 1º Vice-presidente: Maria das Graças Souza dos Santos Mendes (Arenápolis); 2º Vice-presidente: Cleide Maria Anzil (Diamantino); 1º Secretário Geral: Jader Luis de Araujo Mendes Bahia (Água Boa); 2º Secretário Geral: Antonio Carlos de Jesus Mendes (Cáceres). Para ter acesso aos eleitos Vice-Presidentes, Suplentes e Conselheiros Fiscais, acesse o link.

Ainda pela manhã foi realizada a Reunião de Diretoria do Cosems/MT, a primeira com os novos membros eleitos, que debateu as demandas para a Reunião da Comissão Interna Bipartite (CIB). A CIB foi promovida no período vespertino e teve como pactuações: credenciamento e implantação de Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde e de Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica em Mato Grosso (Itanhangá, Santa Rita do Trivelato e Sorriso); o credenciamento da Equipe Multidisciplinar de Aconselhamento (EMA) para as ações de Planejamento Reprodutivo no município de General Carneiro da região de saúde Garças Araguaia; aprovação do calendário permanente de remanejamento/pactuação dos recursos financeiros da Assistência de Média e Alta Complexidade (MAC) da Programação Pactuada e Integrada (PPI) aos municípios do estado.

Trabalhos premiados na Mostra

Paralelo ao evento foi realizada a Mostra Cosems – Exposição das Experiências Exitosas dos Municípios, que recebeu 111 trabalhos de inúmeras regiões de Mato Grosso e bateu o recorde de todos os anos. Desses, 17 pesquisas foram premiadas como destaque, recebendo o passe livre para participarem do 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Os critérios avaliados foram aplicabilidade, caráter inovador, intersetorialidade, integralidade, caráter educativo e sustentabilidade. Veja os trabalhos selecionados:

TÍTULO DO TRABALHO AUTOR(ES) MUNICÍPIO
A INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA COM OUTROS SETORES NO ENFRENTAMENTO AO USO ABUSIVO DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM APIACÁS – MT FABIANA PATRÍCIA LEOCÁDIO SOARES PESSOA APIACÁS
USO DA AURICULOTERAPIA NA REMISSÃO DOS SINTOMAS DO TDAH NA INFÂNCIA JULIANA GOMES JORGE CAMPO VERDE
GRUPO DE ATENÇÃO AS GESTANTES DO MUNICÍPIO DE NOVO SANTO ANTÔNIO IZA KAROLINE SILVA DE ASSIS NOVO SANTO ANTÔNIO
PROJETO GERAÇÃO SAUDE MACIEL AURELIO PERUCHI ALTO ARAGUAIA
PROJETO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO ANDREIA C. MACKERT MATHEUS PORTO ESPERIDIÃO
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL: MOTIVAÇÃO, HUMANIZAÇÃO E ACOLHIMENTO. CÉLIA N. SOFFA E TIAGO DOS SANTOS TABAPORÃ
PROJETO CUIDA DOR DRA. SUSANA ROSEL PAZ HERNANDEZ CACERES
INTERVENÇÃO EM CASOS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL NO POSTO DE SAÚDE DA FAMÍLIA I ALESSANDRA DOS REIS BEZERRA PARANAÍTA
GRUPO DE CUIDADORES “O AMOR TRANSPÕE BARREIRAS”: CUIDANDO DE QUEM CUIDA ROGÉRIA BATISTA BORTOLE ITIQUIRA
ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR: GRUPO DE CESSAÇÃO DO TABAGISMO MARCOS VINICIUS DOS ANJOS JURUENA
1°SEMANA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO DE SANTA CRUZ DO XINGU JULIANA SANTOS SANTA CRUZ DO XINGU
TELEDERMATOLOGIA: CONHECIMENTO E TECNOLOGIA A FAVOR DO USUÁRIO CATIA FREITAS LUCIANO SORRISO
INTRODUÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO ATENDIMENTO DIFERENCIADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE EM TANGARÁ DA SERRA-MT LUCILÉIA OLIVEIRA RODRIGUES TANGARÁ DA SERRA
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL É AÇÃO! SANDRA KLASSEN GRZECHOTA ITANHANGA
CENTRALIZAÇÃO DA SALA DE VACINA NO MUNICÍPIO DE TAPURAH MARCO A N FELIPE TAPURAH
I ENCONTRO MUNICIPAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR DE DIAMANTINO – FORTALECENDO VINCULOS CUIDANDO DE QUEM CUIDA MICHELLE GRAZIELA DE OLIVEIRA NOBILE DIAMANTINO
AÇÕES INTERSETORIAIS NO ÂMBITO DA SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA EXISTOSA NO ENFRENTAMENTO DA SÍFILIS NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE ALESSANDRA CARREIRA RODRIGUES GAJARDONI VÁRZEA GRANDE

Compartilhar