Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Segundo dia de Encontro recebe grande número de participantes

Publicado em:
14 de março de 2019

O segundo dia do XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso (13/03) foi marcado por muitos debates e discussões sobre a importância da gestão, do cuidado com as equipes de saúde e também das mudanças que a tecnologias vêm trazendo para a área. O evento recebeu um grande número de participantes.

A primeira mesa redonda discutiu sobre “A Atenção à Saúde coordenada pela Atenção Básica: desafio do equilíbrio das necessidades de saúde, serviços e tecnologias a serem desenvolvidas com experiências exitosas”, e foi composta pelos profissionais: Enfermeiro de Ubiratã (PR) Valdeni Alexandre Ciconello Neto, Enfermeira de Novo Horizonte do Norte Lisete Steffens, Médica de São Félix do Araguaia Elieth Pereira dos Santos Rodrigues, Professor da Universidade Federal Fluminense Julio Alberto Wong Un coordenado pela Secretária Municipal de Saúde de Arenápolis Graça Mendes.

Valdeni falou sobre o mapeamento realizado pela equipe de Ubiratã para traçar um panorama do município de forma a calcular a vulnerabilidade dos munícipes. A Lisete discutiu sobre os diversos elementos que envolvem as equipes de saúde e destacou a importância da Mostra de Banners. Já Elieth explanou sobre os desafios e soluções encontradas pela equipe de  São Félix do Araguaia e ainda salientou a importância de se cuidar dos profissionais de saúde, para que então estes cuidem das pessoas. O Julio Alberto falou da importância da espiritualidade para saúde enquanto ação de ajuda e utilidade. Ser profissional da saúde é construir um sonho, apontou. Graça finalizou com um dizer de Paulo Freire, que salienta sobre a importância dos diferentes saberes.

A segunda mesa redonda teve o tema “DigiSUS – incorporação da tecnologia digital no SUS” e foi comporta pelo membro do Cosems/SC Diogo Demarchi, pela integrante do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS) na Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF) do Ministério da Saúde Susi Astolfo e coordenado pela Assessora Técnica do Cosems/MT Jéssica Rocha. Diogo e Susi explicaram e explanaram sobre o DigiSUS. Diogo ainda destacou a importância dos dados para monitorar e, como consequência, planejar com mais eficiência. A mesa gerou grande discussão.

Também teve o lançamento da Publicação Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra chamado Carteira dos Serviços de Saúde, elaborado pela Secretaria de Saúde do município junto com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A cartilha foi construída por multiprofissionais e apresentada pelo Gestor de Saúde Itamar Bonfim e pelo Professor Pesquisador da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Josué Souza Gleriano.

A última mesa trouxe o “Financiamento do SUS – cenários e perspectivas” com o Secretário de Saúde de Tapurah Marco Antônio Noberto Felipe, o Secretário Adjunto de Atenção à Saúde e Vigilância Juliano Melo, coordenado pela Assessora Técnica do Cosems/MT Elizabeth Pinto.

A Mostra Cosems – Exposição das Experiências Exitosas dos Municípios e as atividades simultâneas continuaram durante o dia. No dia também teve uma pequena apresentação do que é a a biodança pelas Irmãs Clara e Lourdes.

Compartilhar