Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Clipping 09/12: dezembro vermelho, combate ao mosquito e muito mais

Publicado em:
9 de dezembro de 2019

No dia 06 de dezembro foi a reunião itinerante de Colegiado de Gestores Municipais (CGM) e Comissão Intergestores Regional (CIR) da Região Centro Norte na pousada Jardim da Amazônia em São José do Rio Claro.

 width=  width=  width=

Reunião Extraordinária CGM com o tema oficina sobre financiamento, na Região Baixada Cuiabana. A reunião foi na Secretaria de Saúde de Várzea Grande.

 width=

Reunião de CIR e CGM região Noroeste com 100% gestores presentes. Pauta Principal: Novo Financiamento da APS.

 width=  width=  width=

Campanha contra a dengue em Cláudia.

 width=  width=  width=

A equipe de Alto Garças está realizando acolhimento dos pacientes e falando sobre as ações realizadas no projeto Acolhendo o PlanificaSUS. O objetivo é explicar para os pacientes os trabalhos que estão sendo feitos e aos poucos ir repassando as mudanças à comunidade.

 width=  width=  width=

Equipe de gestão da Secretaria de Saúde de Itiquira participando do módulo do Programa Continuo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promovido pela Prefeitura do município.

 width=

Reunião com a equipe que participou do treinamento de Hanseníase para elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento da Hanseníase, em Itiquira.

 width=

Ação do Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) de Diamantino. A equipe está fazendo os testes das doenças sexualmente transmitidas no município.

 width=  width=  width=

Dia D Dezembro Vermelho nas Unidades de Saúde de Primavera do Leste.

 width=  width=  width=

A Secretaria de Saúde de Diamantino está promovendo a II Semana da Saúde do Trabalhador com o tema “O que os trabalhadores da Saúde fazem para melhorar o seu ambiente de trabalho?”. As atividades visam promover mais saúde, segurança e qualidade de vida aos servidores. A programação foi pensada por uma equipe da Secretaria e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Informações no link.

 width=  width=  width=

Ação do Dezembro Vermelho realizado pelo Serviços de Assistência Especializada (SAE) de Itiquira na Fazenda Sucuri.

 width=  width=  width=

A Secretaria de Saúde de Jaciara realizou atividades durante todo o mês de novembro, com Dia “D” nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), assim como Centro de Especialidades Médicas e também em empresas que solicitaram palestras. Foram realizadas as coletas de PSA e de exames digital. Informações no link. (fotos e informações Dia a Dia do Vale)

 width=  width=  width=

No dia 28 de novembro foi promovido no Programa de Saúde da Família (PSF) Santa Clara a Campanha Novembro Azul, em Colíder, com palestra sobre saúde do homem com o Dr. Wanderson e triagem de pacientes para realização do exame PSA.

 width=  width=

No dia 30 de novembro foi o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo no PSF Torre, em Colíder. No mês de novembro o PSF também realizou um mutirão de orientações para a sua população sobre a prevenção das arboviroses.

 width=  width=

No mês de novembro o PSF Torre, em Colíder, também realizou um mutirão de orientações para a sua população sobre a prevenção das arboviroses.

 width=

No dia 29 de novembro o PSF Torre, em Colíder, realizou a Campanha Novembro Azul, com palestra sobre a saúde do homem e triagem de pacientes para realização do exame de PSA.

 width=

No dia 30 de novembro foi realizada no Centro Municipal de Saúde de Colíder a Campanha Novembro Azul, em que foram realizadas as coletas para realização do exame de PSA. Foram ofertados 400 exames à população.

 width=  width=

Nova Guarita promoveu uma caminhada e pedalada para informar e sensibilizar a comunidade civil e escolar sobre a prevenção do câncer infantojuvenil. Além de informar sobre problemas graves na infância e adolescência, o evento promoveu a atividade física.

 width=  width=  width=

Unidade de Saúde Antonio Medeiros realizou na creche Jocelene Targa um teatro sobre a Dengue, em Nova Canaã.

 width=

Com o objetivo de promover a autopercepção e as possibilidades que cada um tem, a pedagoga e assistente social e Apoiadora Katlin Cristina de Oliveira Fernandes realizaram uma roda de conversa no dia 05 de dezembro. O tema foi “Você é o Ponto de Partida para sua Mudança”, parte do projeto “Cuidando de Quem Cuida de Você”. A ação foi realizada em Jaciara para os profissionais da Atenção Básica, Vigilância em Saúde Ambiental e Hospital Municipal.

 width=  width=  width=

A Secretaria de Saúde e Atenção Básica de Campo Verde, em parceria com Nasf e CTA, realizaram no dia 06 de dezembro a Campanha Dezembro Vermelho. A ação foi promovida na Praça João Paulo II com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV/AIDS, com distribuição de folders informativos, preservativos, realização de Teste Rápido, Aferição de Pressão, Teste de Glicemia, Avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e Auriculoterapia.

 width=  width=  width=

A Prefeitura de Rondonópolis realizou no dia 07 de dezembro, no Centro de Especialidade, Apoio e Diagnóstico Albert Sabin (Ceadas), um mutirão para avaliação de lesões suspeitas de câncer de pele com médicos dermatologistas. A programação faz parte do Dezembro Laranja. Informações no link. (com informações e imagem Primeira Hora)

 width=

A Secretaria de Saúde (SMS) de Rondonópolis está com uma ampla programação para combater o proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. As ações para o dia 07 de dezembro, Dia D de combate à dengue, incluíram uma atuação na região da Vila Operária e um pit stop na praça Bom Jesus para alertas a população. Os agentes fizeram uma vistoria nas casas e também um mutirão. Informações no link. (com informações e imagem Primeira Hora)

 width=

Foi dado início no dia 06 de dezembro o Projeto Movimente-se em São José do Povo, entre uma iniciativa do Nasf com a Estratégia Saúde da Família (ESF). Foi realizado uma café compartilhado, alongamento orientado pela fisioterapeuta Natassia e orientações sobre o projeto com a psicóloga Fernanda.

 width=  width=  width=

A Secretária de Saúde de Primavera do Leste Laura Kelly, a coordenadora da Central de Regulação Karla Jaqueline, o Secretário de Saúde de Campo Verde Altair e sua equipe estiveram na Santa Casa de Rondonópolis  para conhecerem os serviços ofertados e também em busca de parcerias para beneficiar a população dos municípios.

 width=  width=  width=

Equipe da Secretaria de Saúde de Primavera do Leste marcaram presença e prestigiaram o evento da inauguração da ampliação de 12 leitos do Hospital São Lucas.

 width=

Ação de Dezembro Vermelho no ESF 3 em Primavera do Leste, em que 57 pessoas realizaram o teste rápido (228 testes).

 width=  width=  width=

Oficina do ERS com a equipe de Vigilância Ambiental em Nova Santa Helena, com participação de Itaúba. Como pauta o planejamento das ações das Arboviroses com a técnica Sandra Sayuri.

 width=  width=  width=

Caminhada Dezembro Vermelho em Primavera do Leste. Um importante evento sobre a conscientização e luta contra AIDS.

 width=  width=  width=

Cirurgia de Artrodese de Coluna pela equipe de Neurocirurgia do Hospital Regional de Rondonópolis, com uma grande parceria do Dr. Edilson e equipe. Paciente de Campo Verde. A ação é um marco para os atendimentos na região.

 width=  width=  width=

89,4% dos atendimentos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa Rondonópolis foram pelo SUS no 1º semestre de 2019.

 width=

Campanha e mutirão contra o mosquito da dengue em Dom Aquino. O município também criou um roteiro de mobilização social e de intensificações de educação em saúde. Veja aqui.

 width=

 width=

A Secretaria de Saúde de Dom Aquino e os parceiros estão todos unidos no Combate ao Aedes aegypti. Foi promovido no dia 07 de dezembro o dia D de mobilização em vários pontos estratégicos do município.

 width=  width=  width=

O 1° Leilão em Prol da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor) será no dia 14 de dezembro em São José do Povo, com almoço, leilão, bingo e bailão.

 width=

A equipe da Secretaria de Saúde de Primavera do Leste esteve na Unidade Descentralizada de Reabilitação acompanhando a equipe da Oftalmologia do Hospital dos Olhos (Cuiabá) , conversando com os pacientes e vendo o resultado da cirurgia de Pterígio .

 width=  width=  width=

Dia D da Dengue em Nova Canaã do Norte, com a promoção de blitz e entrega de folheto nas escolas.

 width=

Dia D contra a Dengue em Colíder, com sensibilização e informações à comunidade.

 width=  width=  width=

Foi realizado no dia 07 de dezembro a blitz de conscientização da estratégia contra os vetores Dengue, em Nova Santa Helena.

 width=  width=  width=

No mês de dezembro a Secretaria de Saúde de Jaciara, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde, está intensificando as ações de combate às Arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya). Dentre as ações os ACEs estiveram utilizando as salas de esperas das unidades de saúde para um bate papo com a população sobre os agravos; visitas às escolas para abordagem com alunos; intensificação das inspeções em pontos estratégicos.

 width=  width=  width=

A Secretaria de Saúde de Apiacás realizou, por meio da Vigilância em Saúde e das Equipes de Saúde da Família, atividades lúdicas de controle e combate às Arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya). Foi exibida uma peça teatral com os profissionais vestidos de Mosquito Aedes, utilizando materiais alternativos para ilustrar os vários recipientes que podem servir como depósitos do mosquito. A ação foi realizada em todas as escolas do Município, nas turminhas do 1° ao 5° ano.

 width=  width=  width=

Nos dias 03 a 05 de dezembro foi promovido em Colíder a Capacitação do GAL dos quatro módulos (ambiental, animal, clínica médica e controle de qualidade) com os técnicos do LACEN (Éden, Anderson e Aparecido – Cidão). Estiveram presentes duas regionais de Colíder e Alta Floresta, com a participação de todos os municípios da regional.

 width=

Campanha Dezembro Vermelho em Araputanga, com intensificação da realização dos teste rápido, sendo realizado nas escolas estaduais, escola particular, Faculdade Católica Rainha da Paz, comércio local; com palestras e orientações.

 width=  width=  width=

Ações de combate ao Aedes na Creche Municipal em Apiacás. Integração entre a Vigilância e Atenção Básica.

 width=

Nasf de Apiacás em ação. Parabéns aos Profissionais Antônio, Jacira e Aldalena. A equipe agradece a parceria do Supermercado Aurora.

Encerramento novembro azul Alto Garças.

Depoimento de agradecimento ao serviço prestado pela Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis.

Vídeos que mostram um pouco das campanhas e das equipes de Jaciara. Gratidão!

Compartilhar