Contato

(65) 3644-3914

Contato

(65) 3644-2406

Search
Close this search box.

Clipping 19/02: CGM, CIR, campanha de vacinação, combate à dengue e muito mais

Publicado em:
19 de fevereiro de 2020

Reunião sobre o Programação Pactuada e Integrada (PPI) na Região Noroeste, no Escritório Regional de Saúde (ERS) de Juína. A ação contou com um amplo apoio do controle e avaliação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT).

 width=  width=  width= width=

Reunião de Colegiado de Gestores Municipais (CGM) tratando do novo modelo de financiamento juntamente com os técnicos do ERS em Água Boa.

 width=  width=  width=  width=

Reunião CGM Alto Tapajós.

 width=

Comissão Intergestores Regional (CIR) Alto Tapajós com comemoração dos aniversariantes.

 width=

Reunião CGM na Região Sul Mato-grossense.

 width=   width=  width= width=

CGM e CIR da Região Norte Colíder com a equipe gestora junto com sua equipe técnica e ERS dialogando e buscando mudanças para o fortalecimento das ações de saúde dos municípios.

 width=  width=  width=  width=

Reunião com a equipe do ERS da Região Sul para controle e avaliação da portaria nº 3.932 30/12/2019, sobre o novo projeto de cirurgias eletivas macrorregional Sul.

 width=  width=

Reunião com ERS Oeste sobre a organização e realização da Oficina Regional Novo financiamento.

 width=

No dia 13 de fevereiro, em Apiacás, a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) 03 realizou uma avaliação dermatológica nas crianças, para que elas possam utilizar a piscina da Escola Centro de Promoção Educacional. A Vigilância Ambiental oportunizou o momento para realizar uma atividade lúdica de Combate e Prevenção à Dengue.

 width=  width=  width=  width=

Foi realizada em Apiacás o atendimento em Puericultura. A Enfermeira Bruna, Odontóloga Cláudia, Técnica em Enfermagem Michele e a Dra Cíntia promoveram uma roda de conversa e discutiram sobre a importância da amamentação, vacinação e os cuidados com a higiene bucal desde bebê.

 width=  width=  width=

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Norte e o Centro de Testagem e Aconselhamento, e Serviço de Assistência Especializada (SAE/CTA) de Colíder foram convidados a palestrar no WorkShop organizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital Regional de Colíder, nos dias 04 e 07 de fevereiro, com os profissionais de nível assistencial desta instituição hospitalar. Os temas debatidos foram: Acidente Ocupacional com Exposição a Material Biológico com Risco a Soroconversão e Treinamento Prático para utilização de Testes Rápidos (HIV, HBV e HCV).

 width=  width=  width=

A Comissão Integrada de Educação em Serviço (Cies) se reuniu em Colíder para discutir sobre as Oficinas de Educação Permanente.

 width=

Equipe do PSF do município de Nova Guarita realizou visitas domiciliares, chegando onde o paciente necessita e promovendo a acessibilidade.

 width=  width=  width=  width=

A Vigilância de Colíder continua realizando as ações preconizadas pelo plano de Contingenciamento das Arboviroses e estimular as Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na realização da mobilização social, da observação com sensibilidade aos sintomas da dengue e da necessidade em observar o território adscrito da Unidade Básica de Saúde (UBS) para a eliminação mecânica dos possíveis criadouros da dengue.

 width=  width=

O Grupo Mova-se e o Emagrecer Certo, de Alto Boa Vista, se juntaram com o objetivo de associar alimentação saudável, com orientações e oficinas aos participantes supervisionados pela nutricionista, e práticas de atividade física, com alongamento, fortalecimento, exercícios de concentração, interação, coordenação e equilíbrio, dinâmicos e aeróbicos, caminhada e relaxamento, orientadora pela fisioterapeuta. Além da aplicação quinzenal da auriculoterapia.

 width=

A Secretaria de Saúde de Diamantino entregou diversos equipamentos, entre eles uma Mesa Cirúrgica Elétrica, para o Hospital São João Batista. Na mesma ocasião foram entregues um detector fetal e um aspirador cirúrgico. O investimento proveniente de convênio com o Ministério da Saúde, foi repassado para o Fundo Municipal de Saúde de Diamantino. Mais informações no link.

 width=  width=  width=  width=

Após uma reunião de Treinamento na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Bom Jesus, em Diamantino, foi realizado um  delicioso lanche.

 width=

Bairros com alto índice de dengue em Alta Floresta.

 width=

Mutirão contra a dengue com a Vigilância em Saúde em Nova Santa Helena.

 width=  width=  width=  width=

Programa Saúde nas Escolas (PSE) e Crescer Saudável em Nova Santa Helena. A ação foi iniciada com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) com identificação dos alunos com obesidade e antropometria.

 width=  width=  width=  width=

A Secretaria de Saúde de Nova Guarita participou do I Encontro de ACS e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Região Norte de Mato Grosso, realizado em Sinop, proporcionando mais condições aos trabalhadores em buscar conhecimento de seus direitos e deveres.

 width=  width=  width=  width=

Bloqueio com Borrifação no município de Nova Canaã do Norte em casos suspeitos de Arboviroses.

 width=  width=  width=  width=

O Projeto Gravidativa faz parte do movimento de humanização no pré-natal, com o objetivo de promover bem estar, melhorar a qualidade de vida e fortalecer a mulher em seu período de plenitude, auxiliando no seu protagonismo durante toda a gestação o no preparo para o trabalho de parto. Este projeto iniciou no segundo semestre de 2019 e com um cronograma mensal composto por exercícios cinesioterapêuticos, palestras e rodas de conversa. Os encontros semanais são realizados na Unidade Descentralizada de Reabilitação de Novo Santo Antônio.

 width= width=  width=  width=

Nova Guarita realizou a vacinação no dia D contra o sarampo.

 width=

Campanha de vacinação contra o sarampo em Itaúba com a ajuda das ACS.

 width=  width=  width=  width=

Mobilização e prevenção contra dengue, zika e chikungunya na rádio do município de Itaúba. Equipe médica e ACS da Atenção Básica.

 width=  width=  width=

Médica da ESF e Psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) ministram palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na Escola Estadual, em Alto Taquari, no período noturno com objetivo de conscientizar os jovens, principalmente devido à chegada do carnaval na próxima semana.

 width=  width=  width=  width=

Em janeiro o Bairro Tuiuiú, em Primavera do Leste, recebeu a 1ª edição do programa “Eu Amo Meu Bairro” de 2020, com diversas atividades que envolvem muitas secretarias municipais. Informações no link. Foram promovidos atendimentos na área da saúde e também limpeza dos bairros. Em fevereiro os bairros Poncho Verde e Jardim Luciana receberam a 2ª edição do programa. Mais no link.

 width=  width=

A Secretaria de Saúde de Pedra Preta realizou no dia 15 de fevereiro exames de endoscopia digestiva. O objetivo foi realizar 25 endoscopias.

 width=

Introdutório ACE e ACS em Rondonópolis.

 width=  width=  width=  width=

No dia 14 de fevereiro foi feita a entrega de uma peruca para paciente do UBS 3 em Jaciara O cabelo foi coletado na campanha do outubro Rosa na nossa unidade e entregue pela Dr. Caroline. Projeto um fio de amor, em parceria com Igreja Presbiteriana do Brasil.

 width=  width=  width=  width=

Foram realizadas várias atividades informativas na Sala de Espera UBS 7, em Jaciara. Foi abordado sobre a Campanha de Vacinação contra sarampo, sobre as IST’s e combate à Dengue.

 width=  width=  width=  width=

Saúde Itinerante promovida pela Secretaria de Saúde de Jaciara no Distrito de Celma, dia 14 de fevereiro. Foi oferecido Atendimento Médico; Vacinação contra sarampo; Vacinação contra febre amarela; Palestra educativa.

 width=  width=  width=  width=

Dia D de testes rápidos em Diamantino. A equipe Saúde Rural ofereceu orientação e testes DST/AIDS para comunidade, estão intensificando estás campanhas como rotina de unidade.

 width=  width=  width=  width=

Saúde toda em prol do meio ambiente em Alto Garças e Barão de Melgaço.

 width=  width=  width=

Atualização do cartão Sus e vacinação contra sarampo em Reserva do Cabaçal.

 width=  width= width=  width=

Sala de Vacina Centralizada é sucesso total em metas e público em Brasnorte.

 width=  width=  width=

Alto Boa Vista, Regional de São Félix do Araguaia, estiveram empenhados na Campanha contra o Sarampo e atualização do cartão de Vacina. PSF lotado.

 width=  width=

Campanha de vacinação contra o sarampo em Ribeirãozinho.

 width=  width=  width=  width=

No dia 14 de fevereiro, em Barra do Bugres, foi dado início ao Projeto MeditAÇão no SUS com grupo de mulheres com queixa recorrente de ansiedade no ESF. A Técnica utilizada é Mindfulness fazendo a reflexão: o quanto nos permitimos pausar?

 width=

Iniciando as ações do Programa de Saúde na Escola Estadual 13 de Maio, em Nova Guarita. Prevenção e Combate a Hanseníase.

 width=  width=  width=  width=

A equipe do Nasf, do  Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) e da Unidade Saúde Família Central matriciou casos de pacientes com doenças psicológicas em Deciolândia, Diamantino.

 width=  width=

No dia 18 de janeiro o ERS de Rondonópolis iniciou as “Oficinas para discussão e intervenção no cenário de risco moderado para as arboviroses, agravo em destaque Dengue” com as equipes das 54 unidades de saúde do município. Estas unidades foram divididas em três dias, sendo convidados para participar 1 enfermeiro, 1 técnico, 1 ACS, 1 ACE, supervisores e coordenadores da SMS.

 width=  width=  width=  width=

A Região Alto Tapajós promoveu no dia 18 de fevereiro a Capacitação para prevenção e tratamento das Incapacidades em Pacientes com Hanseníase, com a organização da Enfermeira Márcia de Alta Floresta e colaboradores da Monitoria, como o Fisioterapeuta Antônio. Também participam do Curso o Dr. Aleph e a Fisioterapeuta Karoline.

Compartilhar